Consumo e Pensamento


Lixo Zero – Dia 5: Folhas Secas

Enviado em consumo sustentável,lixo zero por pjresende em agosto 6, 2010
Tags: ,

Nessa época do ano, os habitantes do Rio de Janeiro podem testemunhar a um espetáculo belíssimo de cores: a muda de folhas das amendoeiras. Repentinamente, boa parte da cidade fica tomada de tons que vão do verde claro ao vinho.  As folhas se espalham por uma grande área. Para manter a cidade limpa, a Companhia de Limpeza Urbana realiza, diariamente, a coleta do material que pouco depois se “renova” nas calçadas. Mas… as folhas secas são lixo?

A questão é controversa. Há quem possa defender que as folhas, mesmo não sendo lixo, fazem o mesmo trajeto que ele, do chão ds ruas até os bueiros. Ou ainda que as folhas, espalhadas pelo chão, transmitem uma ideia de abandono da cidade. Por outro lado, não podemos esquecer que essas folhas são elementos necessários para que se complete o ciclo da vida, pois servirão de alimento para insetos, vão se decompor e se tornarão alimento para as árvores. Sobre esse assunto, José A. Lutzenberger afirma enfaticamente: folha seca não é lixo.

Se chegarmos à conclusão que as folhas, mesmo não sendo lixo, devem ser coletadas, vem à nossa cabeça a segunda pergunta: o que fazer com esse material? Normalmente, são três as opções: o desperdício, o crime e o aproveitamento.

O Desperdício é o despejo desse material em aterros sanitários. A perda decorrente dessa decisão é dupla: por um lado, despreza a possibilidade de aproveitamento das folhas; por outro, aumenta o volume de utilização dos aterros, que se encontram submetidos a legislação cada vez mais rigorosa e já se mostraram alternativas ineficientes para a finalidade a que se destinam.

O crime é a disposição desse material em áreas não-permitidas e, pior ainda, a sua queima. Ambas as opções são consideradas como atos criminosos, com punição prevista na Lei 9.605/1998. Sobre a queima, o site VerdeFato afirma que queimar lixo, além de ser crime, é falta de vergonha. Não devemos esquecer que, além dos riscos do fogo fugir ao controle e se alastrar, o principal efeito da queima é a emissão de poluentes no ar.

O aproveitamento, por fim, é uma abordagem necessária para dar utilidade às folhas. Uma das experiências mais interessantes é o caso da Prefeitura de Curitiba, que implementou o reaproveitamento de folhas secas e galhos recolhidos dos parques e praças da cidade para a composição de adubos orgânicos. Os benefícios obtidos são a economia no transporte desse material, a redução no uso de aterros sanitários e a redução nos gastos com materiais para a conservação de parques e jardins. Mais informações sobre a iniciativa podem ser lidas no Paraná Online.

Há muito o que se discutir sobre o lixo e sobre a sua redução nas cidades. Cada real utilizado na sua coleta e disposição  poderia ser investido em outras ações. E não estamos falando de pouco dinheiro: estima-se que a cidade do Rio de Janeiro gaste R$ 400 milhões por ano para remover cerca de 1,2 milhão de toneladas de lixo encontrado nas ruas. O reaproveitamento pode gerar economia ou, melhor ainda, ser uma fonte de receita alternativa para a cidade.

Apesar da seriedade da questão, não se perca de vista a beleza que elas trazem para o nosso ambiente. Da próxima vez em que se deparar com a cena, pare um pouco para apreciar.

Dica do dia:

Pense na possibilidade de aproveitar folhas secas e outros materiais orgânicos. Nunca queime o seu lixo. E cobre da sua Prefeitura iniciativas de aproveitamento dos resíduos orgânicos.

Lixo gerado:

papel: 100g (papel de escritório, guardanapos e toalhas de papel)

plásticos: 3 sacos e algumas embalagens de alimentos

Outros: areia sanitária para gatos – cerca de 300g; 2 frascos vazios de leite fermentado; caroços de frutas e cascas de legumes e frutas – cerca de 200g.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: